A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), por meio do Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação (PTHI), participou do evento Prefeitas do Futuro, realizado durante o 2º Congresso e Feiras de Oportunidades para Municípios do Estado da Paraíba (Confep). O evento começou na última terça-feira (2) e segue até esta sexta-feira (4), no Centro de Convenções, em João Pessoa.
Focado no fortalecimento da atuação feminina na gestão pública, o Prefeitas do Futuro foi idealizado pela startup Três Bê Delas, que recebe apoio do PTHI. A empresa tem se destacado ao impulsionar negócios liderados por mulheres e foi reconhecida publicamente pelo programa televisivo Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
A programação contou com o painel “Um Governo Digital: conhecendo os instrumentos tech do Governo Federal”, mediado por Francilene Garcia, coordenadora do PTHI. Durante a apresentação, foram discutidas plataformas digitais que auxiliam a gestão pública, como o CAD Impacto, o Contrata Mais e o GOVBR.
Francilene destacou a importância de espaços como o Confep para ampliar o acesso das gestoras a ferramentas inovadoras. “O evento dissemina um conjunto de ações e instrumentos que podem transformar a gestão pública. Além disso, fomenta discussões essenciais sobre igualdade de gênero e o uso da tecnologia para tornar a administração mais humana, resolutiva e eficiente”, afirmou.

Outra participação de destaque foi o painel “Negócios Sociais e Startups – Insights sobre impacto econômico e social”, apresentado por Mayara Costa, especialista em negócios de impacto do PTHI. Ela explicou como os negócios de impacto podem ajudar a solucionar problemas sociais e ambientais, ressaltando que a tecnologia é uma grande aliada para escalar essas iniciativas e torná-las ainda mais acessíveis às prefeituras.
O Prefeitas do Futuro reforçou a necessidade de qualificação contínua da gestão pública, considerando os desafios contemporâneos, especialmente sob a ótica feminina. O evento mostrou como o uso de ferramentas digitais e inovações tecnológicas podem facilitar a atuação das gestoras e transformar realidades municipais.