Equipes do programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação visitam empresas do edital Conectando Startups – Transição Energética e Economia da Longevidade

Imagem do WhatsApp de 2025-04-16 à(s) 13.01.41_dfbb0d91

O Governo da Paraíba,  Secties, através da equipe do Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação – PTHI, iniciou esta semana as visitas técnicas às startups classificadas nos Editais de Economia da Longevidade e Transição Energética, que contam com recursos do Governo da Paraíba através da Fundação de Apoia à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). Ao todo serão visitadas 29 empresas, sendo 16 em João Pessoa, 11 em Campina Grande e 2 em Bayeux.

Os editais de número 22/2024  (Transição Energética) e número 23/2024 (Economia da Longevidade) classificaram 30 startups e determinam ritos e processos administrativos que precisam ser respeitados por cada uma delas para que, dependendo de suas performances, possam acessar a todos os benefícios, inclusive recursos de até 150  mil reais para o desenvolvimento de seus produtos e serviços. Do total de classificadas, apenas 1 startup está temporariamente suspensa, pois não atendeu a todas as normas impostas, mas ainda pode recuperar o direito aos benefícios do Edital.

A gerente de projetos Brenda esclarece que estas visitas têm o objetivo de estabelecer um contato direto com cada empresa e assim conhecer os avanços e dificuldades que cada uma enfrenta na atual fase de desenvolvimento. Segundo Brenda, “neste momento queremos acompanhar o desenvolvimento do mínimo produto viável (MVP) em cada projeto, ver como está sendo a aplicação dos recursos e buscar apoiá-los na medida das possibilidades do PTHI, da Fapesq e da Secties, com articulação de parcerias, networking e tudo mais que nos for possível”, afirma Brenda.

Para Vinnie de Oliveira, CEO da Go Bee Jobs, startup classificada no edital da Economia da Longevidade, “É muito importante este tipo de contato, pois as conversas, o apoio estrutural, o acesso a outras experiências e as articulações possíveis, no âmbito da Secties e do PTHI, são muito importantes neste momento de desafios que o mercado impõe a todas as iniciativas empreendedoras”

Celso Padilha, CEO da Inovathys, classificada no Edital de Transição Energética, entende que essas visitas aproximam o PTHI das empresas e permitem uma abordagem muito mais integrada às demandas reais das startups. Segundo ele, “na atual fase em que estamos as demandas principais são por mercado e aperfeiçoamento dos produtos e o PTHI, como órgão da Secties, do Governo do Estado, pode ampliar em muito a nossa visibilidade tanto no âmbito do próprio Governo como também de outros parceiros nos setores governamentais e privados. Além disso, a presença dos técnicos permite visualizar o estágio atual de desenvolvimento e apontar caminhos por onde podemos seguir com mais segurança e possibilidade de acertos”, completa Celso.

Na primeira semana de visitas técnicas, 23 empresas já foram contempladas e as 6 restantes receberão as equipes do PTHI até o final de abril.

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também