Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação realiza primeiro Ideathon na UFPB

IMG_0324

Nos dias 5 e 19 de outubro, o Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), realizou seu primeiro Ideathon. O evento, que teve como objetivo fomentar a cultura do empreendedorismo e estimular novas ideias, reuniu estudantes do curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em uma maratona de criatividade.

A indústria farmacêutica paraibana IFBrasil, parceira do evento, desafiou os universitários a desenvolverem soluções inovadoras e participou como banca avaliadora. Ao todo, 19 estudantes participaram da programação, que incluiu uma formação sobre Modelagem de Negócios e Desenvolvimento de Pitch, culminando em um Demoday, onde as ideias foram apresentadas.

A formação foi conduzida pelo especialista em empreendedorismo Jorge Wanderley. No Demoday, realizado na sala Oppa do CCSA-UFPB, as equipes apresentaram seus pitches e receberam feedback da comissão avaliadora, composta por membros da IFBrasil e do corpo docente do curso de Administração. Cada equipe teve até três minutos para apresentar seu pitch, seguidos por três minutos de apreciação, críticas e sugestões da banca.

A banca avaliou as ideias das equipes, pontuando de 1 a 5, considerando critérios como viabilidade do modelo de negócio no mercado, capacidade de inovação da solução e aplicabilidade para a empresa IFBrasil. As ideias vencedoras foram premiadas com produtos da indústria farmacêutica e uma visita técnica à fábrica, além de todas as equipes receberem certificados de participação

A coordenadora do curso de administração, Helen Gonçalves, destacou a importância da experiência, “Esse ano, dentro de um evento maior que é uma gincana para todos os alunos, nós pudemos contar com a parceria do Programa Parque Tecnológico para realizar um Ideathon e hoje vivemos o último momento quando os alunos apresentaram as suas ideias para uma empresa real. O nosso objetivo é exatamente aproximar o nosso curso, a academia, desse mercado e permitir que os alunos convivam com a realidade e apresentem soluções reais. Para isso, contar com o apoio público do Governo do Estado, através do PTHI, foi fundamental”, destacou a coordenadora.

Elaine Castro, da área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da IFBrasil, também elogiou a iniciativa: “Foi uma experiência muito enriquecedora fazer essa ponte entre a nossa empresa e a academia, com a intermediação e a experiência do PTHI e poder trazer novas ideias para aplicação na indústria. E o melhor é que conseguimos visualizar, nas ideias apresentadas, possibilidades reais de aplicação e uso na indústria. A experiência foi realmente muito boa”, afirmou.

Diego Brito, um dos alunos da equipe vencedora, comentou sobre o impacto do Ideathon: “Foi super enriquecedor, principalmente a experiência que tivemos durante o processo de pesquisa e de criação. Vivenciar a realidade do mercado de trabalho, entender a forma que as empresas trabalham, poder dialogar diretamente e aprender mais sobre técnicas de empreendedorismo e modelagem de negócios nos coloca em outro patamar”.

Compartilhe essa notícia

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também