Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação (PTHI), uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), concluiu a escolha dos 20 projetos de empresas (startups) paraibanas inovadoras que vão inaugurar o Programa de Incubação da instituição. O edital com o resultado preliminar foi publicado nesse sábado (9) e pode ser conferido no link https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-ciencia-tecnologia-inovacao-e-ensino-superior/copy_of_ResultadoPreliminarEdital0820241.pdf .
As startups classificadas foram: 1 – RevigoradaMente; 2 – Bomfim; 3 – Reduzo; 4 – Rede Patas; 5 – OmniBIM; 6 – E-Queijo; 7 – In Ovathys; 8 – Simulatioon; 9 – a BotTech; 10 – NeuraLabs; 11 – Soé; 12 – meNote; 13 – Umói; 14 – Danilo Dantas Pimentel; 15 – e-SUS em Cloud; 16 – Drive Ads; 17 – Pilates Smart.com; 18 – Mãos amigas – amor que transborda; 19 – Open Door e 20 – Orixás da Lú.
Essas empresas classificadas atuarão na Paraíba, principalmente nas áreas prioritárias de tecnologias da Saúde, Economia Criativa, Inovação Industrial e Tecnologia Assistiva. Também foram classificadas empresas de base tecnológica que têm CNPJ ativo na Paraíba há, no máximo, dois anos.
As 20 startups foram escolhidas por meio de um processo seletivo com critérios estabelecidos pelo Edital Secties-08/2024 e serão pré-incubadas e incubadas pela equipe do PTHI. Todas poderão acessar a estrutura de laboratórios e de networking articuladas no próprio PTHI e nas demais instituições parceiras que participam do ecossistema de inovação paraibano.
A fase de pré-incubação é quando as ideias são transformadas em negócios e têm suporte e orientação para o desenvolvimento inicial dos seus projetos. Ela terá início em janeiro e se estenderá até o mês de junho do próximo ano. A incubação é quando as startups terão suporte e apoio para iniciar de forma competitiva a sua inserção no mercado, e acontecerá de julho de 2025 a janeiro de 2026. As startups serão avisadas dos próximos passos pela equipe do PTHI.
As inscrições foram encerradas com 32 projetos que, atendendo a todos os requisitos estabelecidos em Edital, concorreram às 20 vagas abertas pelo PTHI. Entre os empreendimentos inscritos, 20 (62,5%) já possuem CNPJ e 13 empreendimentos (40,6%) são liderados por mulheres.
Empreendedores de quatro cidades brasileiras participaram do processo seletivo, sendo um projeto da cidade de São José dos Campos (SP); dois da cidade de Sousa (PB); oito de Campina Grande (PB) e 21 projetos submetidos por moradores de João Pessoa (PB). Os números e as características das ideias inovadoras inscritas colocaram o Programa de Incubação do PTHI em primeiro lugar no Estado nos critérios de diversidade e inclusão.
As áreas principais de atuação, em conformidade com o Edital, contemplam demandas importantes em saúde, na qual se busca promover mais qualidade e assertividade para diagnósticos e tratamentos; em economia criativa, por meio de soluções inovadoras em mídia, cultura, moda e jogos; em inovação industrial, com tecnologias inovadoras que melhorem a comunicação e demais fluxos e produtos industriais e em tecnologia assistiva, por meio da qual se busca promover mais inclusão e qualidade de vida para todas as pessoas. Além das áreas prioritárias, o PTHI também está acolhendo ideias inovadoras focadas em outras demandas importantes.