Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação promove encontro de integração entre startups

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), através do Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação (PTHI), promoveu, na última sexta-feira (11), um encontro de integração entre as 67 startups selecionadas nos Editais de Incubação (08/2024), Transição Energética (22/2024) e Economia da Longevidade (23/2024). 

O Encontro teve em seu primeiro momento uma palestra da coordenadora do PTHI, professora Francilene Garcia, que esclareceu sobre o processo de instalação física, adequação às demandas e configuração institucional do Parque. Outros pontos contemplados pela professora em sua explanação foram os ecossistemas de inovação em suas dimensões global, nacional e, na Paraíba, o potencial de desenvolvimento e de apoio a partir das instituições agregadas neste esforço, a diversidade, as áreas de interesse e as tendências como a economia de impacto.

“O mais importante é que esta busca por integração busca alinhar com estes parceiros alguns elementos que são fundamentais para alavancar o desenvolvimento do Estado da Paraíba para um outro patamar. Há um cenário global bastante complexo, inclusive com uma nova ordem econômica se estabelecendo, dificuldades oriundas das crises climáticas e sanitárias, o desafio de lidar com o nosso bioma do semiárido, as demandas da saúde e por outro lado as nossas vocações, como a economia criativa, por exemplo. A ideia é que consigamos fortalecer cada vez mais estes alvos, criar mais e melhores respostas. Neste sentido a integração, como estamos promovendo no âmbito do próprio PTHI e Secties nesta noite, a troca de experiências e de informações e a articulação de todas as forças que possam contribuir para uma projeção da nossa economia de forma mais assertiva para os próximos 10 ou 20 anos é o que estamos buscando promover” esclarece Francilene.

Na segunda parte do evento os empreendedores se dividiram em grupos de trabalho e em cada grupo aconteceu um diálogo sobre as experiências em inovação ali reunidas, numa verdadeira imersão de networking. Para Rodrigo Vieira, da startup Esus em Cloud, “a oportunidade que estamos tendo aqui, de conhecer outros projetos e tantas pessoas que operam com inovação, é muito positiva, pois abre os horizontes, aponta alternativas e impulsiona as ideias. Além de podermos conhecer melhor a estrutura e o conceito do Parque Tecnológico ao qual estamos ligados”, informa o empreendedor.

O evento foi finalizado com os grupos apresentando uma síntese das informações trocadas, de forma a socializar entre todas as pessoas presentes o conjunto das informações que circularam no ambiente durante todo o encontro de integração. Ellyka Gomes, da startup Soé, também apresentou suas impressões sobre o encontro: “eu acho que nesse encontro fez sentido a palavra ecossistema, pois quando a gente conversa com tantas pessoas que, basicamente, estão no mesmo barco que a gente, recebemos uma oxigenação para a nossa empresa. A gente percebe que não está sozinha, pois alguns problemas que estamos enfrentando agora também afligem o colega do lado e o terceiro colega já enfrentou e nos apresenta soluções. Além disso muitas parcerias nasceram aqui e tudo isto nos orgulha, pois acontece agora, aqui na Paraíba. Foi realmente maravilhosa essa oportunidade,” declara Ellyka.

CategoriasSem categoria