O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior – SECTIES e do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação – PTHI, realizou, na última sexta-feira, 9 de agosto,o Impact Day. O evento -incluído na programação da 10ª Expotec, também encerrada na mesma data- foi um espaço privilegiado para reflexões sobre economia de impacto e para a apresentação e celebração dos empreendimentos de impacto que concluíram com sucesso o processo de 06 meses de incubação pelo PTHI.
Oriundas do ExpoFavela 2023, as startups, Shoping Rural, Umoi, Sereias da Penha, Garças do Sanhauá, Orixãs da Lu e My Moon, são 06 entre as 10 empresas que se destacaram na Expofavela Paraíba e receberam, do Governo da Paraíba, cada uma, incentivos de 40 mil reais e o direito de serem incubadas pelo PTHI. O Impact Day aconteceu na Sala Cabo Branco, no Centro de Convenções de João Pessoa, e reuniu representantes das empresas, técnicos e assessores da Secties e PTHI e outras pessoas interessadas no tema.
Maria das Neves da Silva, a Dona Nevinha do Shopping Rural, um dos empreendimentos que passou pela incubação do PTHI, contou a sua experiência e destacou a importância deste tipo de apoio governamental, “O meu projeto é um sonho que se transformou em verdade, uma mulher negra, analfabeta, na verdade duas, eu e minha mãe, com 50 reais emprestado, começamos a fazer uma coisa que mudou a nossa vida e a vida de muitas pessoas no Sítio Tambaba. Essa ajuda da Secties e do Parque Tecnológico abriu muito mais os nossos caminhos, porque passamos a entender de coisas que a gente nem sabia que eram tão importantes, como marketing, propaganda, finanças, aprendemos a controlar o que é preciso e abriu muito os horizontes da gente. Estamos muito felizes de estar aqui nesse Impact Day pra contar a nossa história, que é uma história de sucesso, me orgulho de dizer isso, e pra dizer que vamos continuar. Quando a gente começa uma história é importante que ela cresça e queremos ajudar também outras pessoas de outros assentamentos”
A professora Verônica Macário, painelista e membro da mesa de avaliação do Impacto Day, explica: “a economia de impacto é uma nova forma de abordar a economia e focar nos negócios que buscam gerar transformação social aliada à sustentabilidade financeira desses negócios. Ela contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, principalmente as mais carentes de recursos e tem o poder de gerar dignidade, justiça social e histórias maravilhosas e emocionantes como essas 6 histórias que tivemos o prazer de conhecer aqui”.
O Impact Day foi uma celebração das experiências que nasceram com grande potencial e se fizeram exitosas pelo somatório do esforço das pessoas empreendedoras com o apoio adequado do Governo da Paraíba, através da Secties e PTHI. A professora Suzanne Correia, da UFCG, compôs a mesa avaliadora e apresentou no Impact Dei uma palestra sobre Inovação Social. Na opinião de Suzanne, “as experiências apresentadas neste Impact Day comprovam o que muitas vezes, em sala de aula, alguns alunos classificam como utopia. São ideias que tomaram a forma de empreendimentos e trouxeram dignidade para pessoas, famílias e comunidades. Um grande exemplo de inovação social e das suas possibilidades. Uma experiência exemplar do potencial da união entre governo, academia e iniciativa privada”.
José Bezerra, agente de inovação da Agência UFPB de Inovação Tecnológica, terceiro membro da mesa avaliadora, também reconheceu a importância de todo o processo que culminou no Impact Day. Para ele, “A economia de impacto trabalha com o empreendedorismo, com o impacto social, mas tem também um caráter de inovação, de criatividade. Os empreendimentos que nós vimos aqui são surpreendentes. Não são apenas produtos e serviços, tudo vai além. Tem o valor econômico, tem o valor cultural, social, histórico, tem o exemplo de como as coisas podem funcionar. Esse trabalho da Secties e do PTHI é, na verdade, um trabalho inédito que nos serve para jogar luz sobre empreendimentos que não estão participando dos editais, nem são vistos e isto precisa ser mudado. Vejo essa experiência como uma novidade muito importante. Estamos garimpando ouro. Na verdade, esse trabalho dá visibilidade a um segmento que surpreende pelo produto, mas principalmente pela história, pelo contexto em que o produto foi criado. Saio daqui muito feliz e motivado com tudo que vi neste ImpactDay”.
O Impact Day foi encerrado pelo titular da Secties, Professor Cláudio Furtado. O Secretário agradeceu a presença de todas as pessoas, falou dos investimento crescentes do Governo em tecnologia, inovação e ensino superior e reafirmou a decisão do Governo da Paraíba em ampliar e qualificar os investimentos e a abordagem para as demandas de inovação e tecnologia, inclusive, neste sentido, destacou os editais abertos de incubação, energias renováveis e economia da longevidade.
Gilson Renato