O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), iniciou nessa segunda-feira (13) o processo de pré-incubação virtual de 20 startups selecionadas pelo Edital 08/2024. Essas empresas inauguram o Programa de Incubação do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação (PTHI).
Entre as startups selecionadas estão: RevigoradaMente; Bomfim; Reduzo; Rede Patas; OmniBIM; E-Queijo; Inovathys; Simulatioon; BotTech; NeuraLabs; Soé; meNote; Umói; Danilo Dantas Pimentel; e-SUS em Cloud; Drive Ads; Pilates Smart.com; Mãos Amigas – Amor que Transborda; Open Door e Orixás da Lú. As empresas atuam em áreas prioritárias como tecnologias da saúde, economia criativa, inovação industrial e tecnologia assistiva.
Nesta fase inicial, as startups participam de mentorias e capacitações voltadas para a educação empreendedora. Os representantes dos projetos foram informados sobre cronogramas, etapas e atividades, como preenchimento de formulários e entrevistas, que ajudarão a equipe do PTHI traçar o perfil de cada empreendedor e empreendimento e, a partir desta personalização, adequar o atendimento às particularidades de cada empreendimento.
A segunda fase, que será a de incubação, quando as startups terão suporte e apoio para iniciar de forma competitiva a sua inserção no mercado, acontecerá de julho de 2025 a janeiro de 2026.
O coordenador da incubadora, Fernando de Morais, afirmou que “no encontro de hoje apresentamos aos selecionados as etapas do processo de pré-incubação que acontecerá basicamente através de meios digitais, terá aproximadamente seis meses, e antecede a etapa de incubação que acontecerá em ambiente físico ou virtual, de acordo com as condições operacionais de cada startup. Apresentamos as ferramentas de trabalho, principalmente a Plataforma Digital que está sendo desenvolvida através da parceria da Secties com o Lavid UFPB e o PTHI, e será o instrumento principal para o agendamento de reuniões, para as entregas, as mentorias, o gerenciamento financeiro e de pessoal, entre outras funções”, declara o responsável pela Incubadora PTHI.
Para Rodrigo Vieira, CEO da e-SUS em Cloud, todo o processo, a partir da publicação do Edital até o encontro desta tarde, tem inspirado muita confiança e expectativas, “Para nós da e-SUS em Cloud está sendo uma experiência gratificante termos sido selecionados para o edital de incubação e agora fazer parte de um processo que pode colocar a nossa iniciativa empreendedora em um outro patamar profissional. Nesse primeiro encontro, vimos que empresas como a nossa, de cunho tecnológico, só têm a ganhar com essa política pública tão esperada no nosso estado, pois fomenta a inovação e a geração de oportunidades para a nossa região” afirma o empreendedor Rodrigo Vieira.
Próximos passos
Após a pré-incubação, os projetos que avançarem para a fase de incubação contarão com suporte técnico e estratégico para se posicionarem de forma competitiva no mercado. O Programa de Incubação do PTHI reflete o compromisso do Governo da Paraíba com o fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo no estado.