O Parque Tecnológico Horizontes de Inovação – PTHI, programa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), iniciou o ano de 2026 com atividades voltadas ao fortalecimento do ecossistema paraibano de inovação, reafirmando o compromisso com a formação empreendedora, o desenvolvimento de startups e a articulação das parcerias estratégicas que estão contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do setor e da Paraíba.
O PTHI, em janeiro, promoveu e apoiou iniciativas que ampliaram o acesso ao conhecimento, estimularam a conexão entre atores do ecossistema e fortaleceram a capacitação das startups em função das oportunidades de investimento e novos mercados.
No campo da capacitação jurídica, o PTHI realizou um encontro coletivo online, com mentoras especialistas, voltado para temas essenciais como a estruturação básica e o processo de crescimento das startups. Participaram do encontro Rafaela Silva, assessora jurídica do PTHI; Renata Oliveira, advogada especialista em startups, mestre em inovação e CEO da Flagr; Mariana Gomes Tizey, advogada e especialista em Direito Empresarial e contratos e Rebeca Maria Estrela Bezerra Cavalcanti, advogada empresarial com experiência em contratos e propriedade intelectual. A iniciativa serviu para que muitas dúvidas fossem tiradas e contribuiu para ampliar a compreensão das startups sobre aspectos legais fundamentais para a sustentabilidade e a escalabilidade de cada empresa.
O PTHI também promoveu, em parceria com a CESAR School, um encontro online com a rede de mentores. O diálogo foi facilitado pela Analista do CESAR e especialista em inovação, Juliana Chagas e voltado para o alinhamento metodológico ao fluxo de mentorias e às boas práticas do programa. O momento também foi dedicado à apresentação das atualizações do modelo de mentoria e ao fortalecimento e integração entre mentores e estratégias de apoio às startups.
Outra iniciativa relevante foi o apoio do PTHI à seleção de startups nordestinas para o programa Inova+ Invest, promovido pela ABVCAP e ApexBrasil, com operação da ACE Ventures. Voltado a startups em operação, com faturamento anual superior a R$500 mil e foco em captação e expansão, o programa é uma oportunidade estratégica para empresas que buscam acelerar seu crescimento e acessar novos mercados.
As startups selecionadas participarão de treinamentos voltados à preparação para rodadas de investimento, estruturação de tese, definição de métricas e construção de narrativa de captação. Todo o processo de aprendizado vai ser concluído com um Demoday. Após essa etapa, as startups seguirão para um ciclo de monitoramento e de suporte pós-programa que se estenderá até abril de 2027 e terá acompanhamento contínuo no avanço da captação e na consolidação dos negócios.
O PTHI também apoiou em janeiro, através de divulgação, a realização do Ventiur Deep Talks, evento online e gratuito que apresentou a trajetória da DigiFarmz, uma AgTech (startup que desenvolve e aplica tecnologias inovadoras para o agronegócio). No encontro, Alexandre Chequim, CEO da startup, compartilhou informações sobre a jornada da empresa, os desafios enfrentados e os aprendizados adquiridos no processo de estruturação do negócio. O empresário abordou a experiência de internacionalização nos Estados Unidos e o impacto dessa vivência na estratégia e na visão de futuro da DigiFarmz. Um diálogo que ofereceu insights valiosos para empreendedores e startups do Nordeste.
Também merece destaque na agenda do primeiro mês de 2026 a realização do PNAAT – Farol Digital, Encontro com Empresários que aconteceu no dia 15 de janeiro, no ClubJob Woods Coworking, bairro de Manaíra em João Pessoa. Promovido pelo Farol Digital, o evento apresentou o Programa Nacional de Aprendizado Acelerado em Tecnologia – PNAAT, iniciativa estratégica que busca conectar empresas a soluções tecnológicas inovadoras e promover o fortalecimento do ecossistema de inovação com resoluções que contemplem as necessidades específicas do setor produtivo.
O conjunto dessas ações evidencia o papel do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação como articulador do ecossistema de inovação e como plataforma de desenvolvimento para empreendedores, startups e instituições parceiras. Ao iniciar 2026 com uma agenda estruturada, colaborativa e orientada a resultados, o PTHI consolida sua missão de impulsionar a inovação, promover a competitividade e contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do estado e da região Nordeste.

