O Parque Tecnológico Horizontes de Inovação PTHI, programa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties PB), concluiu o processo de formação do seu banco de mentoria externa, alternativa que tem o objetivo de fortalecer e qualificar o apoio a startups, empreendedores e projetos inovadores da Paraíba que estejam ligados ao Parque. O banco consiste em um grupo de especialistas que podem, na medida das demandas apresentadas, auxiliar na formação de startups e demais pessoas e instituições atendidas pelo PTHI.
A chamada pública, promovida pela Incubadora do Horizonte – subunidade do PTHI, recebeu, até 17 de outubro, 60 inscrições de profissionais de diferentes estados brasileiros e até do exterior. Após um processo de seleção criterioso que avaliou currículos, habilidades e experiências, foram escolhidas 55 pessoas para compor o banco de mentores.
Na última quinta-feira (23), foi realizada uma reunião virtual com todas as pessoas selecionadas. Durante o encontro, a equipe do Parque, representada por Mayara Costa e Gabrielle Chagas, apresentou a dinâmica de trabalho, os fluxos de atendimento e as contrapartidas que mentores e mentoras receberão conforme sua participação nas atividades de mentoria.
Para Gabrielle Chagas, “recebemos um número expressivo de inscrições de profissionais com perfis altamente qualificados. São mentores com amplo know-how em diferentes áreas da inovação, gestão e tecnologia, dispostos a compartilhar conhecimento e fortalecer o ecossistema paraibano. Essa diversidade de experiências e competências é um reflexo da força da rede que estamos construindo no Parque Tecnológico Horizontes de Inovação. A criação do banco de mentores é um passo fundamental para o futuro do PTHI, pois amplia nossa capacidade de oferecer suporte técnico e estratégico às startups e iniciativas incubadas, consolidando o Parque como um espaço de articulação, aprendizado e impacto positivo”, afirma a especialista em negócios de impacto e finanças do PTHI.
As áreas de atuação dos mentores são diversas, abrangendo temas como inovação, empreendedorismo, gestão, tecnologia, impacto social e desenvolvimento de negócios, entre outas. As atividades do grupo já terão início na próxima semana com o aproveitamento de pessoas cujas especializações já estão sendo exigidas pela dinâmica de mentorias em curso no PTHI.


